Para Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em marketing, nós não podemos menosprezar o modelo de marketing atual, isto é, o marketing digital. Pensando nisso, abordaremos neste artigo o marketing digital no ramo imobiliário.
Após estudamos profundamente o assunto, propusemos a seguinte definição: “Marketing digital é um conjunto técnicas digitais que visa comunicar, promover ou exteriorizar um ou mais produtos, ideias ou serviços de forma rápida, clara e significativa.”.
Tal definição nos incita a relê-la algumas vezes para compreendermos a dimensão da mesma. Quando entendido e usado para investimentos imobiliários, o marketing digital pode multiplicar os ganhos de quem o utiliza.
Os imóveis sempre foram considerados uma forma segura de investimentos. No entanto, nas últimas décadas esse segmento vem se aquecendo, acarretando em maior concorrência e novos negócios na área.
Se bem usado, o marketing digital pode recuperar muitos resultados negativos ou mesmo alavancar negócios já consolidados.
A internet se popularizou há menos de 20 anos. Todavia, muitos dos investidores imobiliários têm se comportado de forma passiva, ancorados exclusivamente em mídias impressas, placas de vendas e o famoso “boca a boca”.
Por outro lado, há outros investidores que utilizam a internet para “comunicar, promover ou exteriorizar um ou mais produtos, ideias ou serviços de forma rápida, clara e significativa“ estão utilizando o marketing digital. Com isso, estes últimos, provavelmente, estão com resultados melhores do que aqueles empresários/negociantes que só observam. Note que neste parágrafo temos uma ação pró-ativa do investidor.
Isso significa que quem deseja investir em imóveis, não apenas deve utilizar as informações da internet e outros meios digitais, mas também gerá-las. Tal atitude pode trazer lucratividade.
Embora o setor imobiliário seja altamente desejado, ele é envolto de incertezas e medos. Isso se justifica pois, junto ao aumento dos negócios, vieram os golpes e crimes. Com isso, os consumidores tendem a ter mais cautela e desconfiança.
Quando você sabe disso e trabalha este ponto, o marketing digital leva as informações e passa confiança ao clientes. Quando o marketing é feito com o seu próprio rosto e com informações exclusivas, as distâncias diminuem e aumentam-se as chances de novos clientes.
Em outras palavras, podemos dizer que o marketing digital tem a função de trazer o cliente receoso para perto de si: No marketing digital, isso se chama engajamento.
Existem inúmeras estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas no ramo imobiliário, dentre elas:
Seja você um construtor, corretor de imóveis, engenheiro, revendedor etc., um site sempre te colocará em uma posição de destaque. Ter um escritório em um bom endereço é semelhante, sob certos aspectos, a ter um site com um bom domínio (www.istoéumdominio.com.br).
Assim, seu site permitirá as pessoas te encontrar, e ver seus diferenciais, produtos, serviços e ideias.
Se você não possui um produto ou serviço para ser vendido, crie conteúdos. Ou seja, venda ideias, torne-se uma referência naquele assunto e utilize dessa habilidade para criar novos negócios.
Estima-se que há bilhões de pessoas no mundo utilizando as redes sociais. Imagine quantas pessoas poderiam ver o produto, serviço ou ideia que você vende.
Muitos alegam que não utilizam as redes sociais porque não sabe utilizar os seus recursos. Mas, da mesma forma que a proposta é gerar conteúdo, milhares de outras pessoas compartilham diariamente informações de “como começar“, “como fazer isso ou aquilo, “como melhorar” . Ou seja, a própria internet vai te ajudar.
Milhares de negócios são iniciados ou até mesmo concluídos nas redes sociais. Mesmo que você tenha seu próprio site, considere utilizar as redes sociais.
Embora o Youtube seja uma rede social, ele é diferente. Se uma imagem diz mais que 10 palavras, então um vídeo diz mais que 1000 palavras.
Da mesma forma, qualquer que seja o seu negócio no setor imobiliário, possuir um Canal no Youtube pode te colocar (você ou sua empresa) em uma posição de referência, liderança ou autoridade sobre o assunto.
Além de poder captar diversos clientes para seus negócios, você pode lucrar promovendo produtos e serviços de terceiros a partir de programas de afiliados. Se pessoas te veem, elas podem ser consumidoras.
Marketing de afiliados: Promover produtos ou infoprodutos de terceiros;
Email marketing: Tenha listas de e-mails segmentadas, de acordo com os interesses específicos dos seus clientes.
Anúncios pagos/Links patrocinados: Posicionar sua marca, site ou conteúdo de forma destacada no Google, Bing e redes sociais.
SEO: Sigla para Search Engine Optimization. Recurso para otimizar seus conteúdos e os posiciona gratuitamente em lugar de destaque.
Inbound Marketing: Criação de conteúdo especializado para um público específico. O nosso site “O IMOVELISTA” é um exemplo: Buscamos criar conteúdos especializados para o público que se interessa por imóveis.
Negócio Online: Esse tipo de negócio pode incluir inúmeros outros, inclusive listados acima. Há negócios que podem ser iniciados até mesmo sem recursos financeiros.
Remarketing: É possível “correr atrás” daqueles “quase clientes digitais”. Consiste em técnicas para tentar captar aquele cliente que quase comprou, mas desistiu. É possível focar também pessoas que visitaram seu site, seu canal youtube etc.
Finalizando por hoje, esperamos que você note que o marketing digital é a ferramenta do presente e futuro. Logo, precisamos nos adequar a usá-la. Cabe salientar ainda que ela não veio substituir de forma alguma os negócios imobiliários já existentes, mas sim complementar as possibilidades de negócios e dar uma abordagem complementar na forma de divulgar o trabalho.
Te desejamos muito sucesso. Se possível, comente se você já utiliza o marketing digital no ramo imobiliário.
A última modificação desse post foi em 11 de dezembro de 2022 23:04
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