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Marketing Digital no Ramo Imobiliário

    Para Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em marketing, nós não podemos menosprezar o modelo de marketing atual, isto é, o marketing digital. Pensando nisso, abordaremos neste artigo o marketing digital no ramo imobiliário.

    Marketing digital é um conjunto técnicas digitais que visa comunicar, promover ou exteriorizar um ou mais produtos, ideias ou serviços de forma rápida, clara e significativa.

    Negócios imobiliários sem marketing digital podem acabar com o tempo

    Após estudamos profundamente o assunto, propusemos a seguinte definição: “Marketing digital é um conjunto técnicas digitais que visa comunicar, promover ou exteriorizar um ou mais produtos, ideias ou serviços de forma rápida, clara e significativa.”.

    Tal definição nos incita a relê-la algumas vezes para compreendermos a dimensão da mesma. Quando entendido e usado para investimentos imobiliários, o marketing digital pode multiplicar os ganhos de quem o utiliza.

    Os imóveis sempre foram considerados uma forma segura de investimentos. No entanto, nas últimas décadas esse segmento vem se aquecendo, acarretando em maior concorrência e novos negócios na área.

     

    Como se destacar no ramo imobiliário ante a concorrência acirrada?

    Se bem usado, o marketing digital pode recuperar muitos resultados negativos ou mesmo alavancar negócios já consolidados.

    A internet se popularizou há menos de 20 anos. Todavia, muitos dos investidores imobiliários têm se comportado de forma passiva, ancorados exclusivamente em mídias impressas, placas de vendas e o famoso “boca a boca”.

    Por outro lado, há outros investidores que utilizam a internet para “comunicar, promover ou exteriorizar um ou mais produtos, ideias ou serviços de forma rápida, clara e significativa estão utilizando o marketing digital. Com isso, estes últimos, provavelmente, estão com resultados melhores do que aqueles empresários/negociantes que só observam. Note que neste parágrafo temos uma ação pró-ativa do investidor.

    Isso significa que quem deseja investir em imóveis, não apenas deve utilizar as informações da internet e outros meios digitais, mas também gerá-las. Tal atitude pode trazer lucratividade.

     

    Qual a importância do marketing digital no ramo imobiliário?

    Embora o setor imobiliário seja altamente desejado, ele é envolto de incertezas e medos. Isso se justifica pois, junto ao aumento dos negócios, vieram os golpes e crimes. Com isso, os consumidores tendem a ter mais cautela e desconfiança.

    Quando você sabe disso e trabalha este ponto, o marketing digital leva as informações e passa confiança ao clientes. Quando o marketing é feito com o seu próprio rosto e com informações exclusivas, as distâncias diminuem e aumentam-se as chances de novos clientes.

    Em outras palavras, podemos dizer que o marketing digital tem a função de trazer o cliente receoso para perto de si: No marketing digital, isso se chama engajamento.

     

    Quais estratégias de marketing digital no ramo imobiliário?

    Existem inúmeras estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas no ramo imobiliário, dentre elas:

    Ter um site permitirá a pessoa mostrar sua presença firme onde as pessoas mais procuram: internet

    Sem um site, o negócio não aparece conforme seu concorrente.

    Ter seu próprio site

    Seja você um construtor, corretor de imóveis, engenheiro, revendedor etc., um site sempre te colocará em uma posição de destaque. Ter um escritório em um bom endereço é semelhante, sob certos aspectos, a ter um site com um bom domínio (www.istoéumdominio.com.br).

    Assim, seu site permitirá as pessoas te encontrar, e ver seus diferenciais, produtos, serviços e ideias.

    Se você não possui um produto ou serviço para ser vendido, crie conteúdos. Ou seja, venda ideias, torne-se uma referência naquele assunto e utilize dessa habilidade para criar novos negócios.

    Utilize as redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp etc)

    Estima-se que há bilhões de pessoas no mundo utilizando as redes sociais. Imagine quantas pessoas poderiam ver o produto, serviço ou ideia que você vende.

    Muitos alegam que não utilizam as redes sociais porque não sabe utilizar os seus recursos. Mas, da mesma forma que a proposta é gerar conteúdo, milhares de outras pessoas compartilham diariamente informações de “como começar“, “como fazer isso ou aquilo, “como melhorar” . Ou seja, a própria internet vai te ajudar.

    Milhares de negócios são iniciados ou até mesmo concluídos nas redes sociais. Mesmo que você tenha seu próprio site, considere utilizar as redes sociais.

    Crie um Canal no Youtube

    Embora o Youtube seja uma rede social, ele é diferente. Se uma imagem diz mais que 10 palavras, então um vídeo diz mais que 1000 palavras.

    Da mesma forma, qualquer que seja o seu negócio no setor imobiliário, possuir um Canal no Youtube pode te colocar (você ou sua empresa) em uma posição de referência, liderança ou autoridade sobre o assunto.

    Além de poder captar diversos clientes para seus negócios, você pode lucrar promovendo produtos e serviços de terceiros a partir de programas de afiliados. Se pessoas te veem, elas podem ser consumidoras.

     

    Outras estratégias de marketing digital no ramo imobiliário.

    Marketing de afiliados: Promover produtos ou infoprodutos de terceiros;

    Email marketing: Tenha listas de e-mails segmentadas, de acordo com os interesses específicos dos seus clientes.

    Anúncios pagos/Links patrocinados: Posicionar sua marca, site ou conteúdo de forma destacada no Google, Bing e redes sociais.

    SEO: Sigla para Search Engine Optimization. Recurso para otimizar seus conteúdos e os posiciona gratuitamente em lugar de destaque.

    Inbound Marketing: Criação de conteúdo especializado para um público específico. O nosso site “O IMOVELISTA” é um exemplo: Buscamos criar conteúdos especializados para o público que se interessa por imóveis.

    Negócio Online: Esse tipo de negócio pode incluir inúmeros outros, inclusive listados acima. Há negócios que podem ser iniciados até mesmo sem recursos financeiros.

    Remarketing: É possível “correr atrás” daqueles “quase clientes digitais”. Consiste em técnicas para tentar captar aquele cliente que quase comprou, mas desistiu. É possível focar também pessoas que visitaram seu site, seu canal youtube etc.

    Finalizando por hoje, esperamos que você note que o marketing digital é a ferramenta do presente e futuro. Logo, precisamos nos adequar a usá-la. Cabe salientar ainda que ela não veio substituir de forma alguma os negócios imobiliários já existentes, mas sim complementar as possibilidades de negócios e dar uma abordagem complementar na forma de divulgar o trabalho.

    Te desejamos muito sucesso. Se possível, comente se você já utiliza o marketing digital no ramo imobiliário.

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